Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Atividades propostas

 

 

Primeiro Momento: dividiremos o pátio em vários ambientes, onde as crianças irão participar de diferentes oficinas:

·             oficina de pintura de rosto, utilizando tinta própria, com alguns efeitos;

·             oficina de jogos folclóricos: amarelinha, pegador, cabra-cega, quatro-cantos, estátuas;

·             oficina de jogos: damas, jogos da memória, trilha, quebra-cabeça, dominó, etc.;

·             oficina de teatro: palco ou cenário para teatro de fantoches e dramatizações feitas pelas crianças, em que a professora também vai preparar um pequeno teatro para apresentar para elas;

·             oficina de música: instrumentos musicais;

·             oficina de arte e pintura em papel, recorte e colagem;

·             .oficina de leitura;

·             oficina de brincadeira: corrida do saco, corrida do ovo, estoura balão;

·             Criar, com as crianças, uma livraria; para isso, serão criadas notas, e cada criança vai dar o preço para os livros;

·             Escrever bilhetes, com as crianças, para outra turma, para diretora, coordenação, funcionários; 

·              Construir, com as crianças, um recanto da notícia: é um lugar onde as crianças, juntas, produzem e publicam as notícias para o jornal mural da sala de aula, através de histórias, desenhos, poemas, lendas, jogos, eventos, cartas, receitas, piadas, entre outros;

·             Realizar uma manhâ ou uma tarde de leitura e escrita, envolvendo a família e as crianças. Expor a contrução dos com seus filhos no espaço da escola;

·              Arrumar a sala com auxílio das crianças, procurando envolver, também, alguém da família;

·             Ter um momento em que alguém da familia possa partilhar o seu trabalho e expô-lo na sala; 

·             Trabalhar com a natureza, trazendo presente os animais; cada criança trará, um dia, seu animal e irá contar como é a rotina dele, escrever e colocar no mural, junto com uma foto;

·             Fazer uma plantação de chás com as crianças, na horta, e falar sobre a importância deles em nossa vida;

·              Escrever e entregar cartas para os idosos, no sentido de presenteá-los, juntamente com um cesto de frutas.

Um comentário: