Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Numa sociedade que vivemos, falar de letramento e alfabetização e do significado a varias maneiras que as crianças usam e convivem dentro do seu mundo letrado onde ele é capaz de fazer uso da sua leitura e escrita. Eles têm capacidade de estar portando indicadores de letramento, pois a criança consegue fazer uso da escrita em sua vida diária, através da sua espontaneidade que se tem, junto aos pais, colegas, professores em ambiente de convivência entre outros.

Coloca no papel a escrita do seu entendimento a partir das histórias contadas. Consegue dá sentido ao que está aprendendo sendo construtores da aprendizagem. Assim, se alfabetiza sendo, ao mesmo tempo letrada. Isso acontece no cotidiano da criança porque eles são sujeitos ativos de aprendizagem, vão evoluindo naturalmente.

Proposta de atividade
·         Criar um espaço com variedade de livros onde à professora ira  ler  um documentario, uma reportagens,  uma história etc. Questionar os alunos o que eles acharam referente aos textos.

·         Cada criança vai escolher um livro ler para a turma, e a partir daí escrever o que eles entenderam.

·         Criar um jornais e revista com texto da própria  escola e dos locais de trabalho familiares.
·         Fazer uma saida a campo onde os alunos poderão tentar ler o que está escrito em placas, cartazes, o nome das escolas na fachada. O professor poderá pedir aos alunos que observem alguma coisa escrita e depois questioná-los sobre o que lhe chamou atenção na escrita, fazendo com que eles imaginam o sentido das palavras escritas encontradas na rua.
·         Montar uma biblioteca viajante com todo o material coletado em sala de aula e fora da sala.   Cada dia uma criança levará para casa,  elas  jutamente com a família  constribuirá  com outro meio de leitura  para colocar na biblioteca viajante  que ira passar  na casa de cada um. Quando terminar vai trabalhar, o que foi construindo em casa e em sala. O outro passo é: fazer uma visitar em escola do interior fazendo proposta de atividade de leitura e escrita.  Por fim será realizado um teatro de leitura e escrita envovendo família e comunidade escolar, tendo como objetivo expor todo o material construindo pelas crianças.

·         Após cada atividade, na sala de aula, fazer o registro, leitura e interpretações, com ilustrações, com produções coletivas, em grupo, individuais. Através das formas convencionais e com uso de tecnologia- computadores com editores de textos.


Um comentário:

  1. Vamos rever a escrita do texto!!!

    A sala de aula é um espaço alfababetizador, de leitura, de aprendizagem... fundamental a organização.

    ResponderExcluir