Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO




Há várias maneiras que as crianças usam e convivem dentro do seu mundo letrado, que é capaz de fazer uso da leitura e escrita. Elas têm capacidade de estar portando indicadores de letramento, pois as crianças conseguem fazer uso da escrita em sua vida diária, através da sua espontaneidade, junto aos pais, colegas, professores, em ambiente de convivência, entre outros.
Elas colocam, no papel, a escrita do seu entendimento a partir das histórias contadas. Conseguem dar sentido ao que estão aprendendo, sendo construtores da aprendizagem. Assim, alfabetizam-se, sendo, ao mesmo tempo, letradas. Isso acontece no cotidiano das crianças porque elas são sujeitos ativos de aprendizagem, vão evoluindo naturalmente.

Proposta de atividade

·  Criar um espaço com variedade de livros, onde a professora irá  ler  um documentário, uma reportagem,  uma história, etc.. Questionar os alunos sobre o que eles acharam com referência aos textos.
· Cada criança vai escolher um livro e ler para a turma e, a partir daí, vão escrever o que entenderam.
· Criar um jornal e uma revista com textos da própria escola e dos locais de trabalho familiares.
·  Fazer uma saída a campo, quando os alunos poderão tentar ler o que está escrito em placas, cartazes, nome das escolas em fachadas. O professor poderá pedir aos alunos que observem alguma coisa escrita e, depois, questioná-los sobre o que lhes chamou atenção na escrita, fazendo com que eles imaginem o sentido das palavras encontradas na rua.

Um comentário: