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sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Numa sociedade que vivemos, falar de letramento e alfabetização e do significado a varias maneiras que as crianças usam e convivem dentro do seu mundo letrado onde ele é capaz de fazer uso da sua leitura e escrita. Eles têm capacidade de estar portando indicadores de letramento, pois a criança consegue fazer uso da escrita em sua vida diária, através da sua espontaneidade que se tem, junto aos pais, colegas, professores em ambiente de convivência entre outros.

Coloca no papel a escrita do seu entendimento a partir das histórias contadas. Consegue dá sentido ao que está aprendendo sendo construtores da aprendizagem. Assim, se alfabetiza sendo, ao mesmo tempo letrada. Isso acontece no cotidiano da criança porque eles são sujeitos ativos de aprendizagem, vão evoluindo naturalmente.

Proposta de atividade
·         Criar um espaço com variedade de livros onde à professora ira  ler  um documentario, uma reportagens,  uma história etc. Questionar os alunos o que eles acharam referente aos textos.

·         Cada criança vai escolher um livro ler para a turma, e a partir daí escrever o que eles entenderam.

·         Criar um jornais e revista com texto da própria  escola e dos locais de trabalho familiares.
·         Fazer uma saida a campo onde os alunos poderão tentar ler o que está escrito em placas, cartazes, o nome das escolas na fachada. O professor poderá pedir aos alunos que observem alguma coisa escrita e depois questioná-los sobre o que lhe chamou atenção na escrita, fazendo com que eles imaginam o sentido das palavras escritas encontradas na rua.
·         Montar uma biblioteca viajante com todo o material coletado em sala de aula e fora da sala.   Cada dia uma criança levará para casa,  elas  jutamente com a família  constribuirá  com outro meio de leitura  para colocar na biblioteca viajante  que ira passar  na casa de cada um. Quando terminar vai trabalhar, o que foi construindo em casa e em sala. O outro passo é: fazer uma visitar em escola do interior fazendo proposta de atividade de leitura e escrita.  Por fim será realizado um teatro de leitura e escrita envovendo família e comunidade escolar, tendo como objetivo expor todo o material construindo pelas crianças.

·         Após cada atividade, na sala de aula, fazer o registro, leitura e interpretações, com ilustrações, com produções coletivas, em grupo, individuais. Através das formas convencionais e com uso de tecnologia- computadores com editores de textos.


PROPOSTA DE ATIVIDADES

PROPOSTA DE ATIVIDADES
Nível III

Objetivo: Estimular o gosto pela leitura proporcionando momentos de reflexão e compreensão da história.

JUSTIFICATICA: As crianças estão cheias de expectativas e ansiosas, com vontade de descobrir coisas novas por isso apresentaremos uma viagem através da leitura. E com isso as crianças também desenvolvem o modo de se expressar.

OBJETIVO
          Provocar o desejo de saber mais; através da leitura;
          Desenvolver a imaginação e concentração ao ouvi a história
          Ampliar o vocabulário
        Promover uma visita com os alunos em uma biblioteca fora da escola, para vermos outros contos que parecem com o cabelo de Lelé;
          Dividir a história por parte, e cada criança deverá contar uma parte da história.
          Escutar história associando imagens relacionadas com ajuda da TV de madeira;

METODOLOGIA

CONTAÇÃO
No primeiro momento com o auxilio de uma “TV” feita de madeira, contaremos a história, passando as imagens aos poucos para todos olharem. Estimular a inventar e também a reproduzir aquelas que elas já conhecem. No segundo momento a professora entregará  a cada criança uma parte da historia onde cada um irá fazer uma nova história através da imagem.

 AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de acordo com os objetivos propostos, observando a recepção interesse, participação, e a realização das atividades de maneira satisfatória.       

Fazer um diálogo de aceitação, mostrando que somos diferentes e únicos.
Apresentar a eles o livro “A Zebrinha Preocupada” da autora Lucia Reis, onde de forma lúdica e criativa ela mostra os efeitos causados pela diferença do personagem em meio ao convívio social, frisando a importância de ter um amigo verdadeiro, e de se aceitar como é.


OBJETIVO: Despertar o gosto pela leitura através das histórias, nas quais as crianças possam interagir em seu processo de construção do conhecimento, possibilitando assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem.

JUSTIFICATICA:

 Com essas motivações as crianças apreciarão a leitura de uma maneira saborosa, dando também sugestões, para sua aprendizagem.

OBJETIVO

      Estimular a atenção, e a observação.
      Ampliar o vocabulário
      Dividir a história por parte, e cada criança deverá contar uma parte da história.
      Explorar os livros
      Criar uma história musical;


METODOLOGIA:

  Primeiro momento Leitura da historia da Zebrinha preocupada depois as crianças irá recortar a história de maneira teatral.  No segundo momento canta com as crianças a música da amizade:

Te ofereço paz ...
Te ofereço amor....
Te ofereço amizade ...
Ouso sua necessidade,
Sinto seu sentimento
Minha sabedoria flui
De uma fonte superior
Eu reconheço essa fonte em ti
Caminhemos juntos. Caminhemos juntos.


 AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada de acordo com os objetivos propostos, e as motivações das crianças.





sábado, 20 de outubro de 2012

Momento de Confraternização da família.

 
Una mañana de juegos, deportes, cantos y comida, compartido entre padres, alumnos y docente. Momento para conocernos más y extender nuestras actividades del aula para toda la familia.
 
Almoço
 

 
Brincadeira
 
 


                                                                                  bate papo entre pais




                                                         Aprensentação de música em português e espanhol


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Projeto para o nível III
NOME DO PROJETO: Brincando com possibilidades sonoras.


OBJETIVO GERAL: Proporcionar espaço para que a criança, através da diversidade de ritmos musicais, invente sons, crie palavras, produza sons corporais em seu processo de construção do conhecimento, propiciando, assim, o desejo de encontrar prazer com milhões de ritmos que vibram no universo.


JUSTIFICATIVA

Oferecer condições para que os alunos possam vivenciar e fazer experiências prazerosas, identificando diferentes sons e ritmos presentes, também, na natureza, além de músicas de épocas. A música desperta, na criança, o desejo de dançar e movimentar-se livremente. É a etapa onde o movimento é imprescíndivel para o desenvolvimento e o crescimento. É uma ocasião onde se pode explorar e integrar histórias em diferentes contextos, como os contos, onde é possível trabalhar o teatro, a música, pois é época da fantasia e do imaginário das crianças, transformando-se em príncipes e princesas. Trabalhando a linguagem musical,  podem-se resgatar os contos de fadas, as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os sons que existem dentro de nós e ao nosso redor. Podemos explorar bem os movimentos corporais e a criatividade. 


A expressão musical das crianças nesta fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivos e afetivos e pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros. As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e à sua produção musical. O brincar permeia a relação que se estabelece com os materiais: mais do que sons, pedem representar personagens, como animais, carros, máquinas, super-heróis, etc..

(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998, p. 52).


Cabe ao professor estimular o desenvolvimento das diferentes potencialidades das crianças, nos diferentes significados simbólicos e instrumentos musicais.

A criança canta e encanta. A música é essencial para sua aprendizagem e desenvolvimento.  A música ajuda a criança a aprender novas linguagens, equilíbrio, autoestima e autoconhecimento e, acima de tudo, integração social. 

 A música existe para que possamos sentir o eco do Universo, vibrando através de nós. Para captar essas vibrações, precisamos de uma música arrojada estimuladora da mente, heurística, imaginativa_, uma música na qual mente e corpo se unam em ações de autodisciplina e descoberta. (SCHAFER, 1991, p.295).
 

É através desse eco do Universo que fazemos experiências que ajudam em nossa vida.  O canto, com os gestos, as palavras, os  movimentos , a dança e a expressão corporal, tudo isso induz à alegria e ao riso, libera e desperta a alma da criança que nos habita, gerando bem-estar geral, aliviando as tensões, reduzindo o stress que, muitas vezes, a criança traz de sua realidade familiar.

Quanto mais o ambiente sonoro das crianças puder se expandir, mais ampla será sua educação musical, ou seja, quanto mais possibilidades ela tiver de ouvir músicas de diferentes qualidades, de manipular objetos que produzam sons, de brincar com instrumentos musicais, mais oportunidade terá da construção de conhecimentos sobre música e para o desenvolvimento de sua escuta musical, capacidade que lhe dará condições de selecionar, do que ouve, aquilo que constituirá o seu gosto musical. (REDIN, 2012, p.106)

 Fazer com que a criança escute músicas e tenha um maior contato com os materiais instrumentais, estabelecendo relações de semelhanças e diferenças entre os sons que produzem, explorando e desenvolvendo sua amabilidade e ampliando seu conhecimento físico e lógico-matemático é muito importante.

No dia 15 de dezembro de 2011, na edição 165, na p.17, a Revista Linha Direta  trouxe um dos aspectos importantes que deve ser trabalhado em sala de aula: é o que chamamos de audição ativa. Nas aulas, o aluno deve ter a oportunidade de ouvir música de diferentes culturas, de diferentes gêneros, podendo, assim, perceber a diversidade de expressões musicais e, gradativamente, ir se apropriando da linguagem musical e expressando-se por meio dela. Outro aspecto importante que ainda traz são os projetos de criação, de grande relevância no processo da educação musical. Deve ser oferecida ao aluno a oportunidade de pesquisar e brincar com o material sonoro, de utilizar os elementos musicais de maneira espontânea e original, de se expressar individualmente e coletivamente, chegando a criar sua própria música. A percepção auditiva da criança vai sendo, progressivamente, desenvolvida por meio da observação do seu próprio trabalho, individual ou coletivo, assim como sua capacidade analítica e crítica. As cançãos tradicionais, parlendas, jogos e brincadeiras musicais são fundamentais para a musicalização infantil, pois, com sua realização, a criança vivencia seus conteúdos melódico, rítmico, harmônico, formal e expressivo.

Em nossas aulas, temos procurado empregar alguns exercícios de relaxamento, yoga, como uma preparação para experiências de audição e criatividade. Aos poucos, músculos e mentes ficam relaxados, até atingir o ponto em que todo o corpo se torna um ouvido. Isso, às vezes, pode levar horas, mas, no final, os alunos me têm dito que estão ouvindo música como nunca o haviam feito antes. (SCHAFER, 1991, p.292).

O relaxamento é muito importante para aprender a ouvir o corpo e a mente que também têm seu próprio som. A sintonia com o corpo e com a mente ajudará bastante na concentração e proporcionará harmonia com todo o espaço, onde auxiliará na execução e interpretação de música de uma maneira bem espontânea e a entender as histórias.

Segundo Teca (Maria Teresa) Alencar de Brito, Música na Educação Infantil, p. 161,162, é fundamental falar sobre a importância das histórias no cotidiano das crianças, pois, a partir das histórias ouvidas, elas estimulam sua capacidade inventiva, desenvolvem um maior contato com a linguagem oral, ampliando seu vocabulário através da musicalidade. A história é um recurso precioso no processo de educação musical.  A música criada é, de uma maneira ou de outra, ouvir, criar e contar histórias,  desenvolvendo, assim, a maneira de se expressar.

A história precisa ser contada de várias maneiras, usando o nosso próprio corpo, a voz, o corpo do outro, ou outro objeto para ilustrar sonoridade à narrativa, fazendo todos os movimentos possíveis com o corpo. Além desses citados, ainda podem ser imitadas as vozes de animais, o barulho da água, do trovão, o som de instrumentos musicais, também o ruído de portas abrindo ou fechando, entre outras diversidades que existem. O importante é fazer das histórias  um momento rico de aprendizagem, e isso acontece de acordo como eu me coloquei no momento de concentração, onde é necessário explorar bem a voz, o corpo, os instrumentos, o que vai ser utilizando para o processo de criação da história.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·                    Provocar o desejo de saber mais através da música;

·                    Ensinar a cantar cantigas de roda;

·                    Ouvir músicas para identificar os diferentes ritmos;

·                    Ouvir histórias (contos);

·                    Contextualizar o conto através de slides;

·                    Visualizar, através de slides, castelos, príncipes, princesas;

·                    Diferenciar os tipos de sons dos objetos de acordo com as propriedades da composição do material (o som do papel, do vidro, do metal, do plástico, da madeira, entre outros);

·                    Analisar os diversos  ritmos na vida cotidiana;

·                    Despertar o gosto pela leitura através do conto e das cantigas;

·                    Desenvolver a memória auditiva;

·                    Ampliar o vocabulário;

·                    Coordenar a expressão da voz com o movimento corporal;

·                    Confeccionar instrumentos;

·                    Criar diálogo sonoro-rítmicos com os objetos escolhidos;

·                    Dramatizar a música;

·                    Explorar diferentes passos de dança;

·                    Identificar as músicas e interpretá-las, através de movimentos, desenhos e pinturas;

·                    Explorar os diferentes sons que as caixas podem oferecer;

·                    Desenvolver a concentração para a escuta;

·                    Correlacionar o som escutado com a imagem do instrumento que produz o som;

·                    Coordenar o movimento corporal com a expressão melódica;

·                    Desenvolver a atenção e a coordenação rítmicas.


METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido com a participação das crianças, construindo alguns instrumentos com material de sucata, livros, painéis, saída a campo, para conhecer outro espaço, bem como conhecer outros instrumentos e músicas. Também será feito um levantamento na turma para ver se há alguém que toca algum instrumento musical e organizado um encontro com a participação da família, resgatando as músicas de sua infância, onde os pais terão espaço para apresenta-las, juntamente com seu filho e a comunidade escolar. Iremos trabalhar vários tipos de sons em sala e teremos um momento de integração com outras crianças do nível I, II da educação infantil, onde o nível III irá apresentar os sons de seus intrumentos construídos por eles mesmos. Irão cantar e dançar para as demais turmas. Tendo em vista o projeto da escola sobre literatura, iremos participar da Feira do Livro das crianças da escola do município de Santo Antônio da Patrulha. Teremos, também, na Semana da Criança, uma tarde de festival de valores com toda a Educação Infantil e uma saída a campo para uma fazenda no município de Caraá. A professora de educação física e uma professora de música serão convidadas para realizar atividades e oficinas com as crianças da Ed. Infantil na Semana da Criança. Terão, ainda, uma tarde para brincar com a cama elástica. Será oferecido um lanche na praça da cidade, que fica em frente à escola. É o piquenique na praça.

Para a abertura, será convidado um músico para trabalhar ritmo, sons, etc. E o encerramento será com um almoço, onde as crianças irão realizar uma apresentação para a família; em seguida, cada criança, juntamente com sua família, irá apresentar uma música de uma maneira bem criativa. Após a apresentação da família, as crianças poderão brincar na cama elástica.


RECURSOS:

·                    livros

·                    data Show

·                    metal

·                    plástico

·                    vidro

·                    madeira

·                    diferentes tipos de papéis

·                    régua

·                    caderno

·                    objetos e Instrumentos musicais

·                    latinhas

·                    pedrinhas

·                    quadro e giz

·                    tiras de papel

·                    tampas de refrigerantes

·                    caixinhas vazias

·                    copinhos plásticos

·                    tambores

·                    cartelas, grãos ou sementes

·                    uma caixa para colocar os objetos e os instrumentos

·                    giz comum

·                    figuras de animais e objetos sonoros

·                    aparelho de CD e CDs

·                    figuras de castelos, princesas, príncipes

·                    slides

·                    fantoches

·                    música

·                    cola, tesoura, cartolina e canetas hidrocor

·                    massinha de modelar

·                    fotos

·                    argila

·                    livros

·                    laboratório de informática

·                    pincel

·                    tinta guache

·                    material reciclável: garrafas pet, rolos de papel higiênico, revistas, etc..

CONTEÚDOS:

·                    leitura

·                    conto

·                    saída a campo

·                    musicalidade

·                    teatro 

·                    brincadeira lúdica com jogos de encaixe e outros

·                    dramatização

·                    ritmo e movimento

·                    atividades com bolas, cordas, bambolês e colchões

·                    brincadeiras variadas

·                    exploração de diferentes materiais (massa de modelar,  

·                    tinta, etc.)  

·                    recorte e colagem

·                    montagem de painéis

·                    produção de livros

·                    produção de histórias

·                    confecção de instrumentos musicais

·                    desenvolvimento da habilidade de trabalhar com sucatas


AVALIAÇÃO:

Será avaliado o envolvimento em relação ao tema, e isso se dará de forma contínua, através do que as crianças expressam na oralidade, na pintura, no desenho, na expressão artística, na dança e nas fotos que serão aproveitadas para o portfólio.