quarta-feira, 31 de outubro de 2012
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Numa sociedade que vivemos,
falar de letramento e alfabetização e do significado a varias maneiras que as
crianças usam e convivem dentro do seu mundo letrado onde ele é capaz de fazer
uso da sua leitura e escrita. Eles têm capacidade de estar portando indicadores
de letramento, pois a criança consegue fazer uso da escrita em sua vida diária,
através da sua espontaneidade que se tem, junto aos pais, colegas, professores
em ambiente de convivência entre outros.
Coloca no papel a escrita do
seu entendimento a partir das histórias contadas. Consegue dá sentido ao que
está aprendendo sendo construtores da aprendizagem. Assim, se alfabetiza sendo,
ao mesmo tempo letrada. Isso acontece no cotidiano da criança porque eles são
sujeitos ativos de aprendizagem, vão evoluindo naturalmente.
Proposta
de atividade
·
Criar um espaço com variedade de livros onde
à professora ira ler um documentario, uma reportagens, uma história etc. Questionar os alunos o que
eles acharam referente aos textos.
·
Cada criança vai escolher um livro ler para a
turma, e a partir daí escrever o que eles entenderam.
·
Criar um jornais e revista com texto da própria escola e dos locais de trabalho familiares.
·
Fazer uma saida a campo onde os alunos
poderão tentar ler o que está escrito em placas, cartazes, o nome das escolas
na fachada. O professor poderá pedir aos alunos que observem alguma coisa
escrita e depois questioná-los sobre o que lhe chamou atenção na escrita,
fazendo com que eles imaginam o sentido das palavras escritas encontradas na
rua.
·
Montar uma biblioteca viajante com todo o
material coletado em sala de aula e fora da sala. Cada dia
uma criança levará para casa, elas jutamente com a família constribuirá com outro meio de leitura para colocar na biblioteca viajante que ira passar
na casa de cada um. Quando terminar vai trabalhar, o que foi construindo
em casa e em sala. O outro passo é: fazer uma visitar em escola do interior
fazendo proposta de atividade de leitura e escrita. Por fim será realizado um teatro de leitura e
escrita envovendo família e comunidade escolar, tendo como objetivo expor todo
o material construindo pelas crianças.
·
Após cada atividade, na sala de aula, fazer o
registro, leitura e interpretações, com ilustrações, com produções coletivas,
em grupo, individuais. Através das formas convencionais e com uso de
tecnologia- computadores com editores de textos.
PROPOSTA DE ATIVIDADES
PROPOSTA
DE ATIVIDADES
Nível III
Objetivo: Estimular o gosto pela leitura
proporcionando momentos de reflexão e compreensão da história.
JUSTIFICATICA: As crianças estão cheias de
expectativas e ansiosas, com vontade de descobrir coisas novas por isso
apresentaremos uma viagem através da leitura. E com isso as crianças também
desenvolvem o modo de se expressar.
OBJETIVO
Provocar
o desejo de saber mais; através da leitura;
Desenvolver
a imaginação e concentração ao ouvi a história
Ampliar
o vocabulário
Promover
uma visita com os alunos em uma biblioteca fora da escola, para vermos outros
contos que parecem com o cabelo de Lelé;
Dividir
a história por parte, e cada criança deverá contar uma parte da história.
Escutar
história associando imagens relacionadas com ajuda da TV de madeira;
METODOLOGIA
CONTAÇÃO
AVALIAÇÃO
A avaliação
será realizada de acordo com os objetivos propostos, observando a recepção
interesse, participação, e a realização das atividades de maneira satisfatória.
Fazer
um diálogo de aceitação, mostrando que somos diferentes e únicos.
Apresentar
a eles o livro “A Zebrinha Preocupada” da autora Lucia Reis, onde de forma
lúdica e criativa ela mostra os efeitos causados pela diferença do personagem
em meio ao convívio social, frisando a importância de ter um amigo verdadeiro,
e de se aceitar como é.
OBJETIVO: Despertar o gosto pela leitura
através das histórias, nas quais as crianças possam interagir em seu processo
de construção do conhecimento, possibilitando assim, o seu desenvolvimento e
aprendizagem.
JUSTIFICATICA:
Com essas motivações as crianças apreciarão a
leitura de uma maneira saborosa, dando também sugestões, para sua aprendizagem.
Estimular
a atenção, e a observação.
Ampliar
o vocabulário
Dividir
a história por parte, e cada criança deverá contar uma parte da história.
Explorar
os livros
Criar
uma história musical;
METODOLOGIA:
Primeiro momento Leitura da historia da
Zebrinha preocupada depois as crianças irá recortar a história de maneira
teatral. No segundo momento canta com as
crianças a música da amizade:
Te
ofereço amor....
Te
ofereço amizade ...
Ouso
sua necessidade,
Sinto
seu sentimento
Minha
sabedoria flui
De
uma fonte superior
Eu
reconheço essa fonte em ti
Caminhemos
juntos. Caminhemos juntos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
será realizada de acordo com os objetivos propostos, e as motivações das
crianças.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
sábado, 20 de outubro de 2012
Momento de Confraternização da família.
Una mañana de juegos, deportes, cantos y comida, compartido entre padres, alumnos y docente. Momento para conocernos más y extender nuestras actividades del aula para toda la familia.
Almoço
Brincadeira
bate papo entre pais
Aprensentação de música em português e espanhol
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Projeto para o nível III
NOME
DO PROJETO: Brincando
com possibilidades sonoras.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar espaço para que a
criança, através da diversidade de ritmos musicais, invente sons, crie
palavras, produza sons corporais em seu processo de construção do conhecimento,
propiciando, assim, o desejo de encontrar prazer com milhões de ritmos que
vibram no universo.
JUSTIFICATIVA
Oferecer condições para
que os alunos possam vivenciar e fazer experiências prazerosas, identificando
diferentes sons e ritmos presentes, também, na natureza, além de músicas de
épocas. A música desperta, na criança, o desejo de dançar e movimentar-se
livremente. É a etapa onde o movimento é imprescíndivel para o desenvolvimento
e o crescimento. É uma ocasião onde se pode explorar e integrar histórias em
diferentes contextos, como os contos, onde é possível trabalhar o teatro, a
música, pois é época da fantasia e do imaginário das crianças, transformando-se
em príncipes e princesas. Trabalhando a linguagem musical, podem-se resgatar os contos de fadas, as
cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os sons que existem dentro de nós e
ao nosso redor. Podemos explorar bem os movimentos corporais e a
criatividade.
A expressão musical
das crianças nesta fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivos e
afetivos e pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros. As crianças
integram a música às demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam,
acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam
situações sonoras diversas, conferindo “personalidade” e significados
simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e à sua produção
musical. O brincar permeia a relação que se estabelece com os materiais: mais
do que sons, pedem representar personagens, como animais, carros, máquinas,
super-heróis, etc..
(Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998, p. 52).
Cabe
ao professor estimular o desenvolvimento das diferentes potencialidades das crianças,
nos diferentes significados simbólicos e instrumentos musicais.
A
criança canta e encanta. A música é essencial para sua aprendizagem e
desenvolvimento. A música ajuda a
criança a aprender novas linguagens, equilíbrio, autoestima e autoconhecimento
e, acima de tudo, integração social.
A música existe para que possamos sentir o
eco do Universo, vibrando através de nós. Para captar essas vibrações,
precisamos de uma música arrojada estimuladora da mente, heurística,
imaginativa_, uma música na qual mente e corpo se unam em ações de
autodisciplina e descoberta. (SCHAFER, 1991, p.295).
É através
desse eco do Universo que fazemos experiências que ajudam em nossa vida. O canto, com os gestos, as palavras, os movimentos , a dança e a expressão corporal,
tudo isso induz à alegria e ao riso, libera e desperta a alma da criança que
nos habita, gerando bem-estar geral, aliviando as tensões, reduzindo o stress que,
muitas vezes, a criança traz de sua realidade familiar.
Quanto mais o ambiente sonoro das crianças puder se
expandir, mais ampla será sua educação musical, ou seja, quanto mais
possibilidades ela tiver de ouvir músicas de diferentes qualidades, de
manipular objetos que produzam sons, de brincar com instrumentos musicais, mais
oportunidade terá da construção de conhecimentos sobre música e para o desenvolvimento
de sua escuta musical, capacidade que lhe dará condições de selecionar, do que ouve,
aquilo que constituirá o seu gosto musical. (REDIN, 2012, p.106)
Fazer com que a criança escute músicas e tenha
um maior contato com os materiais instrumentais, estabelecendo relações de semelhanças
e diferenças entre os sons que produzem, explorando e desenvolvendo sua amabilidade
e ampliando seu conhecimento físico e lógico-matemático é muito importante.
No dia 15 de dezembro de
2011, na edição 165, na p.17, a Revista Linha Direta trouxe um dos aspectos importantes que deve
ser trabalhado em sala de aula: é o que chamamos de audição ativa. Nas aulas, o
aluno deve ter a oportunidade de ouvir música de diferentes culturas, de
diferentes gêneros, podendo, assim, perceber a diversidade de expressões
musicais e, gradativamente, ir se apropriando da linguagem musical e expressando-se
por meio dela. Outro aspecto importante que ainda traz são os projetos de
criação, de grande relevância no processo da educação musical. Deve ser
oferecida ao aluno a oportunidade de pesquisar e brincar com o material sonoro,
de utilizar os elementos musicais de maneira espontânea e original, de se
expressar individualmente e coletivamente, chegando a criar sua própria música.
A percepção auditiva da criança vai sendo, progressivamente, desenvolvida por
meio da observação do seu próprio trabalho, individual ou coletivo, assim como
sua capacidade analítica e crítica. As cançãos tradicionais, parlendas, jogos e
brincadeiras musicais são fundamentais para a musicalização infantil, pois, com
sua realização, a criança vivencia seus conteúdos melódico, rítmico, harmônico,
formal e expressivo.
Em nossas aulas,
temos procurado empregar alguns exercícios de relaxamento, yoga, como uma preparação
para experiências de audição e criatividade. Aos poucos, músculos e mentes
ficam relaxados, até atingir o ponto em que todo o corpo se torna um ouvido.
Isso, às vezes, pode levar horas, mas, no final, os alunos me têm dito que
estão ouvindo música como nunca o haviam feito antes. (SCHAFER, 1991, p.292).
O relaxamento é muito
importante para aprender a ouvir o corpo e a mente que também têm seu próprio
som. A sintonia com o corpo e com a mente ajudará bastante na concentração e proporcionará
harmonia com todo o espaço, onde auxiliará na execução e interpretação de
música de uma maneira bem espontânea e a entender as histórias.
Segundo Teca (Maria Teresa) Alencar de Brito, Música na Educação Infantil,
p. 161,162, é fundamental falar sobre a
importância das histórias no cotidiano das crianças, pois, a partir das
histórias ouvidas, elas estimulam sua capacidade inventiva, desenvolvem um
maior contato com a linguagem oral, ampliando seu vocabulário através da musicalidade.
A história é um recurso precioso no processo de educação musical. A música criada é, de uma maneira ou de
outra, ouvir, criar e contar histórias,
desenvolvendo, assim, a maneira de se expressar.
A história precisa ser
contada de várias maneiras, usando o nosso próprio corpo, a voz, o corpo do
outro, ou outro objeto para ilustrar sonoridade à narrativa, fazendo todos os
movimentos possíveis com o corpo. Além desses citados, ainda podem ser imitadas
as vozes de animais, o barulho da água, do trovão, o som de instrumentos
musicais, também o ruído de portas abrindo ou fechando, entre outras diversidades
que existem. O importante é fazer das histórias um momento rico de aprendizagem, e isso
acontece de acordo como eu me coloquei no momento de concentração, onde é
necessário explorar bem a voz, o corpo, os instrumentos, o que vai ser
utilizando para o processo de criação da história.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Provocar
o desejo de saber mais através da música;
·
Ensinar
a cantar cantigas de roda;
·
Ouvir
músicas para identificar os diferentes ritmos;
·
Ouvir
histórias (contos);
·
Contextualizar
o conto através de slides;
·
Visualizar,
através de slides, castelos, príncipes, princesas;
·
Diferenciar
os tipos de sons dos objetos de acordo com as propriedades da composição do
material (o som do papel, do vidro, do metal, do plástico, da madeira, entre
outros);
·
Analisar
os diversos ritmos na vida cotidiana;
·
Despertar
o gosto pela leitura através do conto e das cantigas;
·
Desenvolver
a memória auditiva;
·
Ampliar
o vocabulário;
·
Coordenar
a expressão da voz com o movimento corporal;
·
Confeccionar
instrumentos;
·
Criar
diálogo sonoro-rítmicos com os objetos escolhidos;
·
Dramatizar
a música;
·
Explorar
diferentes passos de dança;
·
Identificar
as músicas e interpretá-las, através de movimentos, desenhos e pinturas;
·
Explorar
os diferentes sons que as caixas podem oferecer;
·
Desenvolver
a concentração para a escuta;
·
Correlacionar
o som escutado com a imagem do instrumento que produz o som;
·
Coordenar
o movimento corporal com a expressão melódica;
·
Desenvolver
a atenção e a coordenação rítmicas.
METODOLOGIA
Este projeto será
desenvolvido com a participação das crianças, construindo alguns instrumentos
com material de sucata, livros, painéis, saída a campo, para conhecer outro
espaço, bem como conhecer outros instrumentos e músicas. Também será feito um
levantamento na turma para ver se há alguém que toca algum instrumento musical
e organizado um encontro com a participação da família, resgatando as músicas
de sua infância, onde os pais terão espaço para apresenta-las, juntamente com
seu filho e a comunidade escolar. Iremos trabalhar vários tipos de sons em sala
e teremos um momento de integração com outras crianças do nível I, II da
educação infantil, onde o nível III irá apresentar os sons de seus intrumentos
construídos por eles mesmos. Irão cantar e dançar para as demais turmas. Tendo
em vista o projeto da escola sobre literatura, iremos participar da Feira do Livro
das crianças da escola do município de Santo Antônio da Patrulha. Teremos, também,
na Semana da Criança, uma tarde de festival de valores com toda a Educação
Infantil e uma saída a campo para uma fazenda no município de Caraá. A
professora de educação física e uma professora de música serão convidadas para realizar
atividades e oficinas com as crianças da Ed. Infantil na Semana da Criança.
Terão, ainda, uma tarde para brincar com a cama elástica. Será oferecido um
lanche na praça da cidade, que fica em frente à escola. É o piquenique na praça.
Para a abertura, será
convidado um músico para trabalhar ritmo, sons, etc. E o encerramento será com
um almoço, onde as crianças irão realizar uma apresentação para a família; em seguida,
cada criança, juntamente com sua família, irá apresentar uma música de uma
maneira bem criativa. Após a apresentação da família, as crianças poderão brincar
na cama elástica.
RECURSOS:
·
livros
·
data
Show
·
metal
·
plástico
·
vidro
·
madeira
·
diferentes
tipos de papéis
·
régua
·
caderno
·
objetos
e Instrumentos musicais
·
latinhas
·
pedrinhas
·
quadro
e giz
·
tiras
de papel
·
tampas
de refrigerantes
·
caixinhas
vazias
·
copinhos
plásticos
·
tambores
·
cartelas,
grãos ou sementes
·
uma
caixa para colocar os objetos e os instrumentos
·
giz
comum
·
figuras
de animais e objetos sonoros
·
aparelho
de CD e CDs
·
figuras
de castelos, princesas, príncipes
·
slides
·
fantoches
·
música
·
cola,
tesoura, cartolina e canetas hidrocor
·
massinha
de modelar
·
fotos
·
argila
·
livros
·
laboratório
de informática
·
pincel
·
tinta
guache
·
material
reciclável: garrafas pet, rolos de papel higiênico, revistas, etc..
CONTEÚDOS:
·
leitura
·
conto
·
saída
a campo
·
musicalidade
·
teatro
·
brincadeira
lúdica com jogos de encaixe e outros
·
dramatização
·
ritmo
e movimento
·
atividades
com bolas, cordas, bambolês e colchões
·
brincadeiras
variadas
·
exploração
de diferentes materiais (massa de modelar,
·
tinta,
etc.)
·
recorte
e colagem
·
montagem
de painéis
·
produção
de livros
·
produção
de histórias
·
confecção
de instrumentos musicais
·
desenvolvimento
da habilidade de trabalhar com sucatas
AVALIAÇÃO:
Será avaliado
o envolvimento em relação ao tema, e isso se dará de forma contínua, através do
que as crianças expressam na oralidade, na pintura, no desenho, na expressão
artística, na dança e nas fotos que serão aproveitadas para o portfólio.
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